sábado, 29 de maio de 2010

Novidades Tecnológicas


Criado protótipo de notebook para pulso


Se você achava que osnotebooks presentes no mercado portátil atualmente chegaram ao limite das novidades, saiba que não é bem assim. 

Dispensando a necessidade de ter de carregar seu portátil no bolso ou até mesmo na mochila, o Nextep é um notebook que você veste no pulso. 

O protótipo, desenvolvido pelo designer japonês Hiromi Kiriki a pedido da Sony, possui tela OLED sensível ao toque. A flexibilidade da tela permite que o protótipo possa ser enrolado no pulso. 

Mas não pense que as novidades param por aí. Além da qualidade da imagem por conta da tela touchscreen OLED, o protótipo possui um projetor holográfico. Se você não fica satisfeito em visualizar imagens em sua tela OLED, basta projetá-las em uma superfície plana.

Sendo um protótipo, ainda não há previsão para chegar ao mercado deeletrônicos. Porém, vale ficar atento às novidades da tecnologia.

Novo DVD é capaz de armazenar mil vezes mais dados que Blu-ray



Cientistas descobriram um novo material sintético constituído por uma forma diferente de cristais de óxido de titânio. A novidade é que este material permite criardiscos com capacidade mil vezes maior que um disco de Blu-ray, chegando a 25TB.

De acordo com o cientistas, o processo é possível quando se coloca a substância no disco, formando assim uma película negra de metal. Essa película conduz eletricidade quando o leitor óptico atinge o disco e a luz funcionaria como "ON/OFF" para o armazenamento de dados.

Os pesquisadores afirmam que, pelo fato de o material mudar de cor na presença de luz, as cores refletem a luz de forma diferente, possibilitando o armazenamento diferenciado de informações.

Ainda não há previsão para o produto ser fabricado em escala comercial, mas sabe-se que o custo do material é baixo.

Quantos aos aparelhos que estão no mercado hoje, não há informações se serão capazes de reproduzir os novos discos.

Vaticano ameaça padres pedófilos com pena no inferno


Imagem da Igreja Católica foi manchada por pedofilia


Do R7, com France Presse



Grupos de estudantes e seminaristas
das universidades católicas de Roma
participaram neste sábado (29), na
Basílica de São Pedro, no Vaticano,
de uma manhã de rezas por causa dos
escândalos de pedofilia que abalam a
Igreja Católica.

Livro


Gary Chapman ensina casais a equilibrar as contas para manter a chama acesa

Amor e lucro apresenta princípios da boa administração financeira com o objetivo de melhorar a relação

Por: Assessoria de Comunicação
Conforme o dito popular, dinheiro não traz felicidade, mas, mesmo sabendo disso, homens e mulheres gastam seus dias correndo atrás dele e de tudo que ele pode possibilitar. Muitas horas de trabalho, ausência em casa e pouco tempo para os filhos são apenas algumas das consequências de se viver em função do dinheiro e do conforto que os bens materiais podem trazer.

Discussões por causa do dinheiro são muito comuns em uma relação conjugal, independentemente se a condição financeira é boa ou ruim. Não é raro o problema se tornar tão grande a ponto de levar o casal ao divórcio.

Gary Chapman, com toda sua experiência como conselheiro familiar, escreveu Amor e lucro, um pequeno guia prático sobre gerenciamento financeiro dentro do casamento, no qual ele mostra qual a melhor maneira de gerir as finanças: com sabedoria.

Para o autor, "o problema não reside no montante de dinheiro que um casal possui, mas na atitude que mantém em relação ao dinheiro e na maneira como lida com ele. O problema, na verdade, não está no dinheiro, e sim no relacionamento com ele".

Este não é um livro sobre casamento, mas também não é um livro sobre dinheiro, muito menos uma crítica ao sistema capitalista. Na definição de Chapman, este é um livro sobre casamento e dinheiro, cujo propósito é ajudar marido e esposa a trabalhar em conjunto, como uma equipe, para ganhar e administrar dinheiro, em vez de fazer dele um campo de batalhas do relacionamento. Juntos eles poderão construir e conquistar a vida e a família que desejam ter.

Amor e lucro será lançado no mês de julho.

Cientista diz ter sido infectado com vírus de computador


Contaminação humano-digital
O cientista britânico Mark Gasson, da Universidade de Reading, contaminou um chip com um vírus de computador e, a seguir, implantou o chip em sua mão.
Gasson demonstrou em experiências que o chip tem a capacidade de passar o vírus de computador para sistemas de controle externos.
Se outros chips implantados fossem então conectados ao sistema eles também ficariam corrompidos, segundo o cientista.
O artefato, que o permite passar por portas com código de segurança e ativar seu telefone celular, é uma versão sofisticada dos chips de identificação utilizados para marcar animais, as chamadas etiquetasRFID.
Vírus digitais entre humanos
Gasson admite que o teste apenas prova um princípio, mas ele acredita que existam implicações importantes para um futuro em que aparelhos médicos, como marcapassos e implantes cocleares (dispositivos eletrônicos que ajudam a proporcionar uma sensação de som para pessoas surdas) se tornarão mais sofisticados e correrão o risco de ser contaminados por outros implantes humanos.
O cientista prevê que no futuro vá ser feito maior uso de tecnologia implantada.
"Este tipo de tecnologia passou a ser comercializado nos Estados Unidos como um tipo de bracelete de alerta médico, para escanear seu histórico médico no caso de você ser encontrado inconsciente."
Transhumanismo
"Com os benefícios deste tipo de tecnologia vêm os riscos. Nós podemos nos melhorar de alguma forma, mas assim como as melhorias de outras tecnologias, como os telefones celulares, por exemplo, elas se tornam vulneráveis a riscos, como problemas de segurança e vírus de computador", afirmou Gasson.
Gasson está se referindo às propostas do transhumanismo, que pretende incorporar benefícios da tecnologia para criar "humanos melhorados" - veja mais em Você está preparado para conviver com os humanos aprimorados?.
Implantes não-médicos
O professor Rafael Capurro, do Instituto de Ética da Informação Steinbeis-Transfer, na Alemanha, disse à BBC News que a pesquisa é "interessante".
"Se alguém for capaz de obter acesso online a seu implante pode ser algo sério", disse.
Capurro contribuiu para um estudo para a Comissão Europeia em 2005 que analisou o desenvolvimento de implantes digitais e o possível abuso deles.
"De um ponto de vista ético, a vigilância de implantes pode ser positiva e negativa", afirmou.
"Vigilância pode ser parte do tratamento médico, mas se alguém quer te prejudicar pode ser um problema."
Além disso, afirmou Capurro, deve haver cautela se implantes com capacidade de vigilância começassem a ser utilizados fora do campo médico.
Cirurgia eletrônica
Porém, Gasson acredita que vai haver uma demanda para estes aplicativos não-fundamentais, assim como as pessoas pagam por cirurgia plástica.
"Se nós encontrarmos uma forma de melhorar a memória ou o QI de alguém, então há uma possibilidade real de que as pessoas resolvam ter este tipo de procedimento invasivo."

Rory Cellan-Jones - BBC - 26/05/2010

Jogadores espanhóis terão camisa inteligente que monitora o coração


Quatro clubes da primeira divisão do futebol espanhol testaram um modelo de camiseta inteligente que avisa em tempo real qualquer alteração cardíaca dos atletas durante a atividade física.
Morte de jogadores em campo
O Ministério de Indústria da Espanha financiou a pesquisa de um modelo de roupa inteligente para reduzir os casos de morte súbita de jogadores depois que atletas da primeira divisão tiveram ataques cardíacos em pleno jogo.
Puerta, lateral do Sevilla, morreu em 2007, três dias depois de sofrer um ataque cardíaco em campo. E Jarque, zagueiro do Espanyol, morreu em 2008 em um infarto em um hotel. Outros dois jogadores (De la Reb e Sérgio Sanchez) tiveram infarto enquanto jogavam.
Camisa que monitora o coração
A nova camisa tem um sistema demicrochip que detecta sinais do coração durante o esforço físico. O sinal é transmitido em tempo real e pode ser captado por um telefone celular ou ir diretamente para um computador.
Os dados transmitidos proporcionam um eletrocardiograma completo e ainda medem com precisão o esforço realizado pelo atleta, especificando os quilômetros percorridos por ele e sua velocidade.
Os primeiros modelos da camiseta foram experimentados por pacientes da Unidade de Cardiologia do Hospital La Paz, em Madri.
Eles foram monitorados em repouso e durante a atividade física usando a vestimenta.
Folgado
Aprovada pelos médicos, a roupa foi experimentada por atletas de elite do Real Madrid e Barcelona e está em fase experimental para os do Sevilla e Atlético de Bilbao.
O chefe do departamento médico do Sevilla, Juan Ribas, disse à BBC Brasil que "o projeto é muito bom e muito necessário ao futebol, mas precisa ser melhorado".
Segundo o médico, a camisa "proporciona um eletrocardiograma, mas não o analisa. Num momento de emergência, toda a informação precisa pode e será vital para evitar uma morte súbita".
Camisa inteligente
A Federação Espanhola de Futebol disse à BBC Brasil que "as regras do futebol são estabelecidas por instituições internacionais que não permitem o uso de peças inteligentes sem prévia aprovação, portanto esta camisa ainda não tem permissão expressa para ser usada nas competições oficiais".
"Mas ninguém pode descartá-la em um futuro breve, se for comprovada que pode ajudar a salvar vidas. É uma questão de bom senso", completou a assessoria de imprensa.
O projeto da camisa inteligente deverá ser aplicado ainda em 2010 em outros esportes como automobilismo, atletismo, motociclismo e ciclismo.

Anelise Infante - BBC - 28/05/2010